fbpx

Você sabe o que é Frete CIF e Frete FOB?

Autor: Sani Pires – Marketing Digital – Transordi

Quantas vezes você já escutou esses dois termos e ficou em duvida do que cada um significa? Na verdade, isso é uma dúvida bem comum à aqueles que não tem muita vivencia com os termos logísticos. Basicamente eles são modalidades de tipos de frete, que definem quem fica com a responsabilidade pela mercadoria durante o trajeto de entrega, e quem paga os custos de transporte. 

Então vamos aos significados! 

O QUE É CIF? É um termo em inglês que significa “cost, insurance and freight” que traduzindo significa “custo, seguro e frete”. É um tipo de contrato de transporte internacional entre comprador e vendedor. No frete CIF quem é o responsável pelo produto e que paga os custos de transporte é a empresa fornecedora. Ela fica responsável por todos os riscos e custos até a entrega da mercadoria ao consumidor (cliente). Essa é a modalidade mais usada para negócios (B2C), onde a venda para o cliente final que tem pouca ou nenhuma prática com transporte de carga. O preço do transporte normalmente já esta embutido no custo da mercadoria, e é repassado ao cliente como um valor único. O fornecedor poderá informar na nota fiscal o valor do frete CIF e assim a empresa vai custear o valor e arcar com os gastos, sem que o cliente pague por custos adicionais. 

O QUE É FOB? Em inglês significa “free on board”, que significa “livre a bordo”. Nesta modalidade a responsabilidade pelo produto e os custos são do cliente, a partir do embarque da mercadoria; com isso, o vendedor se isenta de qualquer risco e custo de transporte no momento em que o produto é despachado. Normalmente utilizado nos negócios B2B quando o destinatário é uma empresa e possui um departamento específico que tem conhecimento dos trâmites logísticos ou parcerias com empresas do transporte de carga que lhe oferecem condições de pagamento especiais e preços mais flexíveis. Nesta modalidade o preço do frete não esta embutido no preço do produto e por isso seu valor deve aparecer especificado na Nota Fiscal. Então, para cada tipo de cliente há uma modalidade específica de frete, que será  definida pelo fornecedor e cliente normalmente durante o processo de negociação.  

RECAPITULANDO O QUE APRENDEMOS ATÉ AQUI!

Espero que este artigo tenha sido útil para você, e até o próximo tema!

Deixe um comentário