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Tecnologia a favor da logística em meio a Crise do COVID-19

Autor: Sani Pires – Marketing Digital

Em todos os segmentos de mercado hoje, em meio a pandemia do covid-19, tem feito com que muitas empresas tenham que se reinventar para então se tornarem mais competitivas, conquistarem mais oportunidades de negócios e para otimizar seus processos de venda de forma digital. A tecnologia e esse mundo digital tem sido o grande aliado para aqueles que desejam se readaptar a essa nova realidade. Antes da crise, o e-commerce já estava em ascensão, porém agora devido ao distanciamento social no mundo todo, esse numero cresceu de forma assustadora. Porém, nem sempre esse processo de transformação digital é fácil, na maioria dos casos é um grande desafio para as empresas de forma geral, mas com um bom planejamento pode trazer resultados surpreendentes, e na logística não seria diferente.

O impacto da crise econômica esta fazendo com que o transporte de cargas sinta seus resultados de forma direta. No dia 23 de abril, no portal da NTC saiu a notícia de que o “Transporte rodoviário chega a 45% de queda no volume de cargas e impacto financeiro já é sentido”. Então o que fazer em meio a tudo isso para que esses efeitos se tornem mínimos em nosso setor? O caminho é tentar buscar auxilio a tecnologia, como forma de aprimorar as operações e aumentar as chances de crescimento, automatizando tarefas e modificando como um todo as estratégias de mercado, onde a tecnologia esta voltada a maximizar os resultados tanto da transportadora como de seus clientes.  

E quais seriam então as tendências tecnológicas que tem causado essa mudança no processo logístico? 

1 – Aplicativos de transporte de cargas – Já vinhamos falando de TMS (Sistemas de Gerenciamento de Transporte), porém a comunicação não envolve diretamente o motorista, e os clientes normalmente recebem a informação que é repassada pela transportadora. E aí, surgiu então os aplicativos voltados a conectar transportadoras e motoristas de forma integrada, tecnológica e com segurança.  A Cargo360 esta em fase de implantação, de uma plataforma que promete revolucionar a forma como se faz logística no Brasil, através de uma conexão das cargas entre clientes e transportadores em um ambiente seguro onde oferecem vantagens competitivas tantos para os transportadores quanto para os motorista.

  2 – Softwares de gerenciamento de risco e tecnologia de rastreamento   – é um software que integra as tecnologias de rastreamento e monitoramento, bem como consultas para gestão de riscos exigidas pelas operadoras de seguros de cargas. São realizadas por meio das informações de frota na base de dados, possibilitando assim o monitoramento de veículos em tempo real.

3 – Sistemas de gerenciamento de frota – Os softwares ligados à gestão de frotas tem se tornado cada dia mais essenciais no setor da logístico. Sua utilização compreende desde o controle operacional dos veículos, como consumo de combustível e até a programação para manutenção preventiva.

4 – Sistema de automação na gestão de estoque e armazenagem – fornece uma gestão do estoque nos armazéns, com rotação dirigida do estoques, condutas inteligentes de separação de pedidos e sistema inteligente de distribuição cross-docking. Seu objetivo é melhorar a utilização dos espaços e do tempo, reduzindo assim custos para o usuário.Colhe e fornece dados do tempo de permanência de mercadorias nas prateleiras, entre outros.

5 – Caminhões Inteligentes – Outra tendência que tem vindo com bastante força, são os caminhões inteligentes, que estão o tempo todo conectados, afim de haver trocas de informações em tempo real quanto à localização, status do transporte e ocorrências, mantendo a comunicação fluida a todos os agentes da operação.

6 – Entregas com veículos elétricos e drones – A sustentabilidade tem sido a um bom tempo uma pauta bem presente nas empresas, pois, além da responsabilidade socioambiental, a redução dos custos tem sido um dos grandes atrativos, uma vez que o momento requer novas estratégias das empresas quanto a otimização de processos e redução de custos. Por isso, o uso de veículos elétricos, para realizar pequenas entregas e de drones já não é mais algo para um futuro distante. No Brasil, empresas como a Natura já estão realizando testes com entregas em veículos . Em São Paulo, outras empresas do ramo de fastfood e restaurantes já estão testando o Delivery com drones. Portanto, isso já é uma realidade atual.

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